quarta-feira, 26 de novembro de 2008

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DE ESTÁGIO (2)
(Ensino Médio)


INTRODUÇÃO
O Estágio de Observação é uma atividade que faz parte da disciplina Ensino de Geografia Estagio e vivencia e foi proposto a todos os acadêmicos que estão cursando o terceiro ano do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Londrina tendo por objetivo vivenciar a prática docente no Ensino Médio possibilitando aos estagiários que serão futuros professores vivenciar está pratica. As observações foram realizadas no Colégio Estadual Érico Veríssimo, localizado na cidade de Cambe – PR, nos dias 16 e 17 de outubro de 2008, no período matutino. Além das observações, foi feito uma investigação da história de vida da professora, para entender qual a sua vivencia enquanto professora de geografia, também foram observadas as características da escola. O período de a observação foi de 10 aulas junto aos alunos do 1° e 2° ano do ensino médio.

CARACTERIZANDO O COLÉGIO ESTADUAL ERICO VÉRISSIMO
O Colégio Estadual Érico Veríssimo localizado na cidade de Cambe na Rua Noruega n°340 na área central da cidade. O foi fundado no ano de 1952. Atualmente o Colégio está sob a direção da Professora Lílian Adriana Nicolino. É um colégio com uma boa estrutura uma ótima localização, mas apesar das melhorias empreendidas no mesmo, ainda encontram-se algumas dificuldades relacionadas à sua infra-estrutura, tais como: insuficiência de instrumentos como retroprojetor, e aparelho de dvd, faltam também de livros didáticos na biblioteca do Colégio. Esses equipamentos possibilitariam uma melhor didática aos professores do Colégio, a falta dos mesmos dificulta propostas metodológicas distintas e faz com que as aulas se tornem simplesmente expositivas.

HISTÓRIA DE VIDA DA PROFESSORA

O estagio foi feito com a professora Kely Juliana Bordini Sarri que leciona há cerca de 11 anos. Nascida no município de Cambé possui 35 anos de idade. Graduou-se e se especializou em Geografia através da Universidade Estadual de Londrina no ano de 1998. Porém, já lecionava antes mesmo de se formar. Já trabalhou em creches, e é a primeira vez que assumiu as aulas em colégio estadual para o ensino fundamental, mais especificamente a quinta série, foi no período em que ainda estava no terceiro ano de graduação. Iniciou o mestrado na Universidade de Maringá-PR, fez algumas disciplinas, mas não o concluiu, devido a obstáculos como a distância, e a falta de tempo necessário para continuar seus estudos. Atualmente, mora em Cambé, próximo a escola, o que facilita ainda mais o seu trabalho junto aos alunos e ao seu dia a dia. Nesta escola, assumi apenas um padrão de 20 horas aula e não pretende e nem está em seus planos assumir outro padrão. Entretanto, o que mais nos interessou, foi à capacidade e comprometimento com que a professora tem perante os alunos e a escola, não nos parecendo uma professora limitada.
PLANEJAMENTO DA AULA
Primeiramente será feito um breve relato todos os conteúdos que foram abordados, assim como do material utilizado e atividades desenvolvidas pela professora durante as aulas.
RELATÓRIOS DE AULAS
Primeiro ano – Ensino Médio
De acordo com as nossas observações foi possível perceber que os alunos dos primeiros anos estão trabalhados com conteúdos relacionados com o meio ambiente, destacando e retomando conteúdos de Geografia física.
Em todas as salas observadas dos primeiros anos a maioria dos alunos não demonstra interesse e não são participativos, mas alguns acabam surpreendendo por seu interesse e participação nas aulas.

Primeira aula 16/10/2008
A duração das aulas foi de cinqüenta minutos, o tema com os alunos dos primeiros anos, mais especificamente (1ºMA) foi referente às fontes de energia renováveis, não-renováveis e a sustentabilidade, abordando estes conceitos.
Os alunos foram divididos em grupos e construíram maquetes representando fontes de energia renovável, a construção da maquete foi realizada fora da sala de aula. Os trabalhos que tiveram melhor resultado seriam apresentados posteriormente na feira cultural da escola como foi o caso do aluno que montou um computador com sucata. Embora o tempo tenha sido curto, foi possível perceber que a maioria deles teve o interesse em participar da aula e principalmente da produção do trabalho. A professora se mostrou muito segura e presente em todos os momentos que tinham de ser feitas às correções das falas dos mesmos.
Os materiais utilizados durante as aulas foram: giz, quadro, livro didático, maquete.

Segunda aula 16/10/2008
Foi dada continuidade à discussão em sala e a apresentação dos trabalhos, já que era a mesma turma da primeira aula.

Terceira aula 17/10/2008
Foi abordado o tema fontes de energias renováveis e não-renováveis, além de ter sido desenvolvida a mesma atividade com relação aos alunos da turma 1º MA.
Quarta aula 17/10/2008
Nesta aula, por ser com a mesma turma, foi dada continuidade a atividade com os alunos sobre as fontes de energias.
Quinta aula 17/10/2008
Esta aula foi trabalhada com o 1º MC, e a atividade desenvolvida continuou sendo a mesma das turmas anteriores.
Segundo ano – Ensino Médio
Nas turmas do 2° ano foi possível perceber, a abordagem de conteúdos referentes à geopolítica. Como sobre o período pós Segunda Guerra Mundial e a nova ordem mundial girado em torno da União Soviética e dos Estados Unidos.
Para desenvolvimento deste tema foram aplicadas atividades em sala como a leitura de textos, exercício do livro didático, cartazes e por fim a transmissão de um vídeo curto constando informações e imagens a respeito do mesmo.
O material utilizado durante as aulas foi o livro didático, o quadro, o giz, televisão, pendrive, fotos, imagens.
Primeira aula 16/10/2008
Foi realizada a observação com o 2º MB. O conteúdo proposto durante a aula foram as bombas atômicas produzidas e utilizadas durante a Segunda Guerra, com destaque para Hiroshima e Nagasaki, assim como interessados nas imagens que foram mostradas de pessoas mortas pela guerra. Sobre o período pós Guerra, esta foi à turma que mais questionou ao professor e a que apresentou melhores cartazes, que por sua vez, foram produzidos por grupos de alunos e tiveram de ser apresentados para toda a sala.
Segunda aula 16/10/2008
Foi dada continuidade à primeira.
Terceira aula 17/10/2008
Esta aula foi observada na turma 2º MA. A aula foi iniciada com u pouco de atraso, já que a professora teve que organizar o vídeo que seria utilizado. Foi nesta turma, onde encontramos os piores trabalhos. Muitos cartazes não estavam de acordo com as instruções passadas pela professoram por isso ficou difícil em compreendê-los.
Quarta aula 17/10/2008
A observação foi realizada com a turma 2º MC, que assim como a turma 2º MB, tinham duas aulas seguidas naquele mesmo dia, o que facilitou o desenvolvimento da atividade. O vídeo através da TV pendrive foi disponibilizado por aluno desta sala, que ao ouvir no dia anterior que seria abordado este assunto (Segunda Guerra e pós Guerra). Esta foi uma das turmas também onde houve maior aproveitamento por parte dos alunos assim como participação, os trabalhos também estavam muito bons sem a necessidade de muitas correções durante a apresentação e nem questionamentos por parte dos alunos já que estavam todos muito curiosos com o vídeo e os cartazes que os colegas haviam confeccionado.
Quinta aula 17/10/2008
Assim como as outras, esta aula teve continuidade sobre o tema Segunda Guerra e o período pós Guerra.
Observações
Utilizamos também esta escola para aplicar a oficina que foi desenvolvida em sala de aula, abordando a importância do espaço escolar e as suas relações e elaborar o artigo que está postado neste blog. Fizemos observações do espaço físico da escola, das relações ocorridas entre toda a comunidade escolar (professor, aluno, direção, supervisão, zeladores) entre os ambientes (sala de aula, pátio, cantina, sala dos professores, quadra de esportes, biblioteca), sem que os mesmo percebessem que estava sendo feita as observações não só dentro da sala de aula, mas fora dela também. Isso foi necessário para que as relações entre eles ocorressem naturalmente, sem o risco de tudo acontecer artificialmente.
CONSIDERAÇÕES FINAIS

Mediante ao que foi observado, nota-se que na maior parte das aulas a professora enfrenta uma série de obstáculos no que se refere ao conhecimento do espaço escolar.
Em relação à primeira afirmação é nítido que no colégio em questão não há grandes problemas indisciplinares por parte dos alunos. E quanto aos professores, podemos observar que a maioria deles, incluindo a professora Kely possuem competência e comprometimento com o crescimento da escola e o desenvolvimento do aluno. Como eu cursei o 3° ano do ensino médio nesta escola foi possível rever antigos professores e futuros colegas de profissão. O andamento das aulas foi limitado devido as possibilidades como a falta de mapas fez com que a aula ficasse incompleta, já que este é um dos instrumentos alicerce do professor em sala de aula.
Quanto ao espaço físico da escola, notou-se que a maioria dos alunos estão conscientizados sobre a conservação e limpeza da escola, devido a não encontrarmos nenhum tipo de lixo nos chão dos pátios, banheiros, biblioteca, sala dos professores e principalmente a sala de aula.
Outro fato que chamou a atenção é o de a escola por estar localizada na região central da cidade, não atender somente os alunos que moram no centro, mas a maioria dos alunos que vem das periferias da cidade, como por exemplo, Jardim Mesquita, Jardim São Francisco, entre outros. Os alunos ficam bem distribuídos pela escola, já que seu espaço físico é relativamente grande e o mesmo conta com campo de futebol e quadras esportivas.
Outra situação com relação às dificuldades que são impostas pelo próprio aluno é quando o não demonstra interesse pelas aulas o que é um fato evidente quando se trata da disciplina de geografia que sofre grande índice de rejeição por parte dos alunos. Outro problema é devido ao acesso às novas tecnologias pelos alunos, como: mp3, mp4 e celulares, isto faz com que o professor use muito tempo de sua aula chamando a atenção da sala, apesar das normas internas da escola proibir a utilização destes equipamentos em sala. È necessário o professor usar de autoridade muita vezes para ter o domínio da sala e isso acaba tornando-se um desafio ao profissional.
Em suma, o estágio de observação contribuiu para que fosse vivenciado na prática como é o cotidiano de um professor em sala de aula: suas dificuldades e desafios. E as artimanhas que docente precisa fazer para contornar as situações e dificuldades que enfrentamos numa sociedade onde o ensino publico é tão defasado.

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