quarta-feira, 26 de novembro de 2008

PASSO A PASSO DA OFICINA

Passo Passo da Oficina de Ensino


Duração: 2 horas aulas

Objetivo: Diante das dificuldades enfrentadas pelos professores no ensino de Geografia, quanto à questão do espaço escolar, suas relações e do próprio conceito de espaço para a Geografia, fez-se necessário a criação de uma metodologia na qual conseguisse atingir e solucionar as dificuldades e os problemas enfrentados pelos professores e alunos. Portanto, notou-se que essa oficina tem a aplicabilidade flexível, ou seja, pode ser desenvolvidas em diferentes séries.
Material utilizado: Bússola, rosa dos ventos, papel, isopor, alfinete, cola, mapa

Primeiro Passo

Implica no professor conhecer o espaço no qual será trabalhado e sua funcionalidades, para que em seguida possa selecionar os pontos que serão visitados.

Segundo Passo

O professor deve retirar as características físicas e sociais desse espaço para formulação do roteiro, na qual os alunos deverão fazer as observações.

Terceiro Passo

Separar os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas, na qual cada grupo será representado por uma cor. Em seguida, o professor irá distribuir em uma folha de papel o roteiro incluindo as dicas de localização e as características do espaço visitado.

Quarto Passo

Os grupos sairão da sala de aula de forma gradual e seguirão conforme o roteiro. Chegando no local selecionado pelo professor, os alunos deverão descrever as características e as relações que estão ocorrendo ou que poderão ocorrer naquele espaço.

Quinto Passo

Ao voltarem para a sala de aula, cada grupo deverá comentar para toda a sala o que foi observado no local visitado, para que os demais grupos possam também descobrir qual foi espaço visitado.

Sexto Passo

O professor deverá ter em mãos um mapa (caso não disponha de um mapa, poderão ser utilizados imagem do Google Earth ou foto aérea) do espaço que estará colado em uma placa de isopor, em seguida os alunos receberão um alfinete representado pela sua cor e que serão localizados e colocados sobre mapa.

Sétimo Passo

Após a anexação dos alfinetes coloridos sobre o mapa, o professor utilizará um barbante, ligando todos os pontos que foram marcados pelos alunos.

Oitavo Passo

O professor deverá concluir a oficina destacando os pontos positivos e os propósitos de realização da mesma. Ao final, os alunos terão possibilidades de obter noções de localização, orientação, observação e visão crítica das relações e funcionalidades do espaço.

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