quinta-feira, 27 de março de 2008

VIVÊNCIA DOCENTE

Relatório entregue a disciplina Ensino de Geografia e Estagio e Vivencia Docente, referente ao estagio de observação realizado no nos dias 14, 13, 20 de março Colégio Estadual Attilio Codato na disciplina Geografia ministrada pela professora Marina T. Lugli aos alunos da quinta série desta escola.
O estagio foi feito com o intuito de observar as relações que ocorrem na escola e alunos, professor e alunos, e entre os alunos e quis os recursos utilizados durante as aulas.
No primeiro dia de observação em sala de aula fomos informados pela professora Marina de que ela dava aula em quatro turmas diferentes de quinta serie, concordei em assistir aula em todas as turmas assim seria possível observar as diferenças de comportamento das turmas em relação à professora e entre os próprios alunos, e si havia alguma diferença no comportamento da professora em relação a turmas diferente e que são de uma mesma serie e que estão apreendendo os mesmos conteúdos. A primeira aula assistida foi em uma sala que me chamou a atenção pelo fato que todos os alunos eram bem vestidos, com material escolar caros, todos com a mesma faixa etária de idade o que indicava que não havia repetentes na sala, era uma turma participativa onde todos erguiam a mão quando a professora solicitava que algum fizesse a leitura do texto. Acreditei que isso acontecia pelo fato de que a escola esta localizada em um bairro considerado bom, onde grande parte das famílias é de classe média e isso poderia justificar os fatos.
A aula foi tranqüila a professora conseguia manter o controle sobre a turma sem se utilizar de gritos, percebei que os alunos a respeitavam e eram bem educados. A professora aplicou uma avaliação na forma de prova cujos temas que caíram na prova foram: Pontos cardeais, características físicas do Paraná, estados que fazem fronteira com o Paraná e formas de relevo. Na avaliação foi utilizado um mapa do Paraná onde os alunos deveriam localizar e pintar os tipos de relevo enfim, observei que o mapa foi bem colocado na avaliação por parte da professora Marina, que fez com que os alunos aprendessem a se localizar e conhecer o Estado em que vivem, e o fato de colorir o mapa e prende o interesse do aluno de maneira lúdica e didática. Esses mesma atividade foi desenvolvida posteriormente nas outras salas, e com o mesmo desenpenho, os alunos são participativos, e os poucos que fazem algum tipo de bagunça são controlados pela professora de forma que a bagunça não se disperse pela turma inteira.

Na terceira sala de aula que já havia realizado a avaliação, foi discutido as diferentes paisagens, e a diferenciar através de imagens as paisagens naturais e aquelas cujo homem havia modificado. Assim identificar quis das paisagens ilustradas haviam ou não sofrido interferência do homem. Como recursos didáticos nesta aula foram utilizados o quadro, e o livro didático como forma de avaliação a professora pediu que os alunos fizessem um desenho da paisagem que eles viam em frente a casa onde moram. Achei essa atividade muito produtiva porque na aula que se seguiram os alunos trouxeram seus desenhos, e puderam mostrá-los e discutir as diferentes paisagens que cada aluno fez. Essa mesma atividade foi desenvolvida posteriormente nas outras salas.
No ultimo dia de observação à professora passou um filme sobre os parque nacionais do Brasil, fazendo uma relação com a importância da preservação da natureza no cotidiano. Os alunos gostaram do filme já que é uma aula diferente, e após o final do filme foi feita uma discussão sobre o que chamou mais a atenção dos alunos, e falou sobre os parques da Londrina, o Arthur Thomas e a Mata do Ghodoi.
Ao termino do estagio de observação eu conclui que a professora Marina desenvolve bem o seu trabalho, ele domina bem os conteúdos e consegue mantê-los sobre controle, os alunos têm respeito por ela. Acredito que isso se deve ao fato de que a professora já tem uma trajetória de mais de 20 anos nessa atividade, e já lecionou no estado do Mato Grosso. A professora também sabe se utilizar de diferentes recursos didáticos de forma que a aula não seja sempre a mesma, deixando os alunos interessados em aprender.
Também acredito que pelo fato de a professora dar aulas somente para turmas de quinta séries, isso torna seu trabalho mais fácil, já que ela só precisa montar um tipo de aula que será aplicado em todas as turmas, diferente do que seria se ela tivesse que montar planos de aula para por exemplo, para as turma de quinta, sexta, sétima enfim, desta forma que ela trabalha acredito que seja mais pratico.
Este estágio foi de muita importância porque através dele eu vi como é a vida em sala de aula, com um olhar de professor e não mais como aluno, e pude apreender alguns métodos com a professora Marina.

Nenhum comentário: